Flávio Maluf, Empresário Ecologicamente Correto Que Impacta a Comunidade Brasileira

Nascido em São Paulo, durante sua vida, Flávio Maluf foi treinado pelo seu pai e tio, que o ofereceram oportunidades e ensinaram várias habilidades de liderança necessárias para entrar no mundo dos negócios. Flávio estudou na Fundação Armando Álvares Penteado, obtendo um diploma em Engenharia Mecânica, e então depois estudou na Universidade de Nova York, onde ele obteve um diploma em Administração de Negócios. Logo depois sua graduação, Flávio começou sua carreira.

Ele ganhou sua primeira experiência na indústria ao trabalhar para empresas de destaque como Citicorp e o Grupo GrandFood, aprendendo ideias valiosas e polindo suas habilidades para perseguir seu sonho de liderar o negócio da família com direções novas e criativas. Maluf finalmente alcançou este objetivo em 1997 quando ele assumiu o controle da empresa da família, Eucatex.

 

Durante os anos, Maluf continuou a estabelecer seu sucesso pessoal. Ele não só sustentou seu compromisso com o negócio da família, assegurando a continuidade do seu objetivo de manter um produto ecologicamente correto, como também mergulhou em vários empreendimentos adicionais que o trouxeram reconhecimento. O compromisso de Maluf com a expansão e crescimento pessoal expandiu para futuros empreendedores, aos quais ele dedicou seu tempo para compartilhar seus insights e dicas, para inspirar aspirantes a empresários.

 

A Tradição Ecologicamente Correta da Eucatex

A ideia para a Eucatex veio do bisavô do Sr. Maluf, Salim, que operou uma das maiores serrarias da América Latina nos anos 40. Nos anos 60, o pai e tio do Maluf começaram a utilizar a serraria para construir painéis de fibra de madeira. Eles escolheram o nome Eucatex por causa das árvores de eucalipto utilizadas na produção de suas madeiras, painéis de fibra e móveis.

Desde os primeiros anos de operação, a Eucatex tem se destacado de sua concorrência ao adotar práticas ecologicamente corretas. Ao tomar tais atitudes, a empresa construiu seu caminho como uma líder do protecionismo ambiental na indústria. Hoje, a Eucatex continua a se destacar de sua concorrência na América do Sul ao forçar os limites das práticas ecologicamente corretas. Por exemplo, a Eucatex construiu a primeira fábrica na América Latina que inclui uma usina de reciclagem que utiliza restos de madeira para a produção de energia. A Eucatex continua a fabricar os mesmos materiais de construção de eucalipto com os quais ela construiu sua marca, mas agora a empresa expandiu para vários outros produtos também. Ao focar no fornecimento de materiais feitos de madeira de eucalipto de qualidade, que cresce rapidamente na região, o Sr. Maluf mantém o legado das práticas de negócio da sua família, que também é ecologicamente correto.

 

O Sr. Maluf entendeu que, embora fusões e aquisições possam não ser muito populares às vezes, elas são essenciais para ajudar os negócios a expandirem suas operações, coordenarem seu patrimônio com aqueles de outras empresas para aumentar suas chances de sucesso, e aumentar a produção para se tornar mais competitivo em um mercado desafiador. É por isto que ele recentemente reestruturou partes da produção da Eucatex ao trocar uma fazenda em Capão Bonito por uma fábrica em Botucatu, que era de propriedade da concorrente local, Duratex. De acordo com avaliações privadas do negócio, a planta da Duratex e seu conteúdo valem cerca de R60 milhões, enquanto a fazenda que a Eucatex trocou vale aproximadamente o mesmo. A Eucatex estava utilizando a fazenda para criar a matéria-prima que a empresa utilizava na fabricação de vários dos seus produtos de construção. Era nela que as árvores de eucalipto eram cultivadas e então cortadas e esmagadas para formar a polpa que cria o famoso painel de fibra da empresa, além de vários outros produtos. A fábrica em Botucatu que a Eucatex adquiriu no negócio empregou cerca de 280 pessoas, e ainda não está claro se estes funcionários se tornarão parte da Eucatex ou se permanecerão como parte da Duratex. Uma vez que a nova fábrica for integrada à produção, ela produzirá cerca de 200 mil metros cúbicos de painel de fibra para construção por ano. O Sr. Maluf estima que esta adição à fábrica aumentará a produção de painel de fibra da Eucatex em 70%, aumentará a produção da fábrica em 30% e expandirá suas capacidades de impressão de papel em 40%.

 

Em uma declaração pública que ele fez aos funcionários da Eucatex e Duratex, Flávio explicou que a reestruturação ajudaria com o planejamento de vendas e com a manutenção geral dos custos, além de cortar custos de processamento. Adicionalmente, a decisão abrirá novos mercados para os seus produtos no Brasil e no exterior. Ele ressaltou a importância de cooperar e colaborar com as mudanças sempre que possível. No futuro, Maluf gostaria de gradualmente juntar diferentes componentes das duas empresas para o benefício de todos. Ele explicou que esta cooperação entre as duas empresas criaria uma sinergia que os faria crescer, e que eventualmente permitiria que eles avançassem para operações mais eficientes. Inevitavelmente, mais empregos seriam criados, tanto diretamente quanto indiretamente a partir deste negócio.

Eucatex moinho de painéis de partículas

 

O Grupo GrandFood

 

O Sr. Maluf também é o presidente do Grupo GrandFood, que produz as rações Premier Pet e Golden. Ele é responsável pela produção e sucesso contínuo destas linhas de produtos de alta qualidade. Quando o número de donos de animais de estimação estava em alta no Brasil, o Sr. Maluf percebeu uma oportunidade para atender as demandas de qualidade dos donos de animais. As estatísticas mais recentes mostram que brasileiros possuem 26 milhões de gatos e 57 milhões de cachorros – e estes números devem crescer, à medida em que cada vez mais brasileiros têm a capacidade de economizar dinheiro em seus orçamentos para seus animais de estimação. Esta mudança na cultura brasileira reflete a aceitação de animais como membros da família e um aumento no gasto discricionário para o brasileiro médio.

O reconhecimento do Sr. Maluf desta tendência e da crescente demanda para rações de alta qualidade fortaleceu as vendas da GrandFood e ajudou a empresa a expandir e se tornar a marca de ração premium que ela é hoje. Ele pôde competir com fornecedores de ração já estabelecidos há muito tempo ao se concentrar em um nicho de compradores, e posicionou a empresa para alcançar um crescimento saudável a longo prazo ao continuar a focar na humanização dos pets. Sob a orientação do Sr. Maluf, a empresa alcançou uma boa posição quando comparada à sua concorrência, baseado nos produtos que foram feitos para fornecer melhor nutrição que uma ração tradicional. Críticos da indústria, como o Relatório Euromonitor, afirmaram que a ração Golden do Grupo GrandFood estabeleceu um novo padrão da indústria para rações nutritivas que não utilizam corantes ou sabores artificiais.

Negócio Ecologicamente Correto

 

O Sr. Maluf estendeu a paixão da família pela preservação do ambiente às empresas que ele lidera e às empresas com as quais ele faz negócio. O Grupo Eucatex, por exemplo, continua a seguir rigorosos padrões ambientais em todos os seus produtos. Os lindos pisos de vinil, laminados, portas, painéis, tinta, móveis e brinquedos que a Eucatex cria são feitos da árvore de eucalipto, que é altamente sustentável, econômica e ecologicamente correta. A Eucatex adotou esta política de ambientalismo e sustentabilidade muito antes da conservação do meio ambiente se tornar popular no debate público. Quando a empresa foi estabelecida no começo dos anos 50, o Brasil não tinha leis ambientais. O Sr. Maluf, no entanto, entende sua importância e continua a desenvolver e reforçar uma tradição de respeito ao meio ambiente ao construir fábricas que transformam restos de madeira em energia – um modelo de sustentabilidade. Os materiais de construção da Eucatex se tornaram famosos no mundo inteiro, já que eles forneceram seus produtos ecologicamente corretos para a construção do novo estádio da Copa do Mundo no Brasil. Suas cores vibrantes, fornecidas pela tinta da Eucatex, atraíram a atenção e admiração de fãs do esporte de todo o globo. O Sr. Maluf também assegurou que a Eucatex estivesse envolvida nos projetos de construção e pintura para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Ele desfrutou a oportunidade de manter a imagem de excelência da empresa em seu país. Claro, ele viu uma oportunidade de avançar nos interesses da empresa, mas também sentiu orgulho de realizar seu dever cívico.

A direção na qual o Sr. Maluf liderou o Grupo GrandFood também demonstra seu compromisso com a responsabilidade ambiental. Ele sente que preservar o ambiente para as gerações futuras é uma maneira de progredir em direção a um objetivo de igualdade social. O compromisso da sua família de serem guardiões responsáveis dos recursos naturais do Brasil e à defesa da proteção da natureza o ajuda a promover a produção sustentável dos produtos da sua empresa, o que é uma abordagem única na sua indústria. A crença do Sr. Maluf na sustentabilidade reflete seu plano a longo prazo para a GrandFood, o que contribuirá para o meio ambiente e criará fazendas mais eficientes e responsáveis para as futuras gerações. A GrandFood utiliza vários métodos de plantação durante as estações e possuem processos de colheita para proteger as plantas, animais e ecossistemas das florestas vizinhas – trabalhando para preservar sua rica diversidade.

A mais recente parceira da Eucatex, a Duratex, também é uma empresa inovadora e criativa quando se trata do meio ambiente. Eles se classificam como uma empresa Eco Eficiente, e de forma parecida à Eucatex, eles buscam criar produtos que têm pouco ou nenhum impacto no consumo de água e energia do local. Seu objetivo é depender de melhores práticas de reciclagem e sustentabilidade para reduzir a quantidade do produto que acaba em um aterro. Por meio do novo acordo com a Eucatex, a Duratex espera ganhar os recursos adicionais necessários para estabelecer o meio ambiente como sua principal prioridade e reduzir os impactos ambientais e locais que sua produção pode ter nas comunidades e ecossistemas brasileiros.

 

Aconselhando Futuros Empreendedores

Os papeis de liderança do Sr. Maluf na Eucatex e GrandFood fizeram com que ele tivesse muita influência nas comunidades de negócios do Brasil e do mundo. Seu desejo de se tornar o um empreendedor o motivou a trabalhar para subir na hierarquia do negócio da sua família muito antes de se tornar o presidente da Eucatex. O instinto natural do Sr. Maluf no mundo dos negócios o ajudou a ser bem-sucedido. Seu tempo com a Citicorp, por exemplo, proporcionou a ele o conhecimento e experiência para gerenciar um negócio, que mais tarde o ajudaram a dirigir a empresa da família e mais.

Tendo sucesso no mundo dos negócios, o Sr. Maluf está comprometido em ajudar a comunidade e inspirar futuros empreendedores para que eles alcancem seus objetivos. Ele utiliza sua experiência ao ter trabalhado bastante para conseguir a aprovação da sua família para se identificar com outros empreendedores. Apesar de falar de vários tópicos, uma habilidade importante que ele ajuda a ensinar continua sendo essencial para o futuro de qualquer empreendedor: entender como identificar tendências de negócio. O Sr. Maluf entende que o medo evita que muitos empreendedores persigam seus sonhos, e ele compartilha suas experiências para tentar ajudá-los a superar quaisquer retrocessos.

o presidente da eucatex e funcionário de longa data flavio maluf
Flavio Maluf presidente da Eucatex

Maluf aconselha empreendedores a olhar para os problemas com uma perspectiva diferente – uma que os permita focar nas oportunidades de crescimento em vez das minúcias do trabalho diário. Outra habilidade essencial para o sucesso que ele ensina é a ajudar os empresários a reconhecerem e confiarem nos seus instintos criativos. Ele utiliza seus próprios ideais de sustentabilidade e ambientalismo como exemplos disto e mostra como isto contribuiu para o seu sucesso. Ele ajuda jovens empreendedores a desenvolverem a confiança que eles precisam para aplicar novas abordagens ao negócio. Apesar de o Sr. Maluf administrar uma empresa familiar já estabelecida, ele se tornou bem-sucedido ao aceitar novos e inovadores métodos de produção e ao transformar e adaptar-se a estes ambientes que estão mudando constantemente. Ele é um perfeccionista e recomenda que empreendedores rejeitem limitações. Este conceito pode ser controverso para muitos na comunidade dos negócios, mas o Sr. Maluf acredita que uma empresa pode continuar a crescer até mesmo quando ela já é líder no mercado.

 

 

A liderança inspiradora do Sr. Maluf encoraja vários empreendedores a seguirem os mesmos princípios que levaram ao seu sucesso. Ele tem uma habilidade natural de prever tendências de mercado, o que o ajudou a criar uma base para as empresas que ele lidera. O Sr. Maluf entende que os consumidores valorizam novidades – mesmo com produtos mais familiares como rações para animais – e ele encoraja empreendedores a buscarem formas de criar estas experiências únicas. Ele utiliza o exemplo da sua família, de desenvolver produtos sustentáveis, o que dão à Eucatex uma vantagem na parcela do mercado que a empresa possui hoje. Produtos naturais e sustentáveis representam uma tendência crescente em todos os aspectos do negócio e são uma referência para sucessos futuros. É imperativo que qualquer indústria baseada em consumidores esteja ciente das preferências do consumidor e reconheça as tendências quando elas estão começando.

Maluf ainda aconselha empreendedores a se prepararem para aceitarem o fracasso como parte da sua jornada para o sucesso. Ele avisa a outros que sua experiência no mundo dos negócios mostrou que nem todo empreendimento produzirá os resultados desejados. É importante para qualquer um que está entrando na comunidade dos negócios reconhecer a realidade do fracasso como uma possibilidade no caminho para o sucesso. Alguns empreendedores ambiciosos se surpreendem ao perceber que eles podem se beneficiar de suas limitações. Na experiência do Sr. Maluf, alguns produtos não alcançaram suas expectativas. No entanto, os produtos que funcionaram compensaram aqueles que fracassaram. Seus princípios ajudam a guiar empreendedores em um caminho que respeita o meio ambiente, escuta a voz dos consumidores, está sempre atualizado com as tendências atuais e honra responsabilidades cívicas.

 

Ao compartilhar seus insights em blogs, revistas e jornais, o Sr. Maluf ajuda futuros empreendedores a entenderem o mundo competitivo dos negócios. Ele também presta consultoria a líderes de negócios para escutar suas experiências e proporcionar vantagens estratégicas que os ajudam a alcançar seus objetivos. Apesar de ter construído um império bem-sucedido, o Sr. Maluf permanece humilde. Tendo conquistado seu cargo no negócio da família, ele ainda se identifica com as dificuldades que outros enfrentam ao tentar conquistar seus objetivos. Ele frequentemente oferece conselhos práticos que dissipam alguns dos mitos sobre as pessoas que são bem-sucedidas nos negócios, lembrando aos jovens empreendedores que pensam que começar um negócio os levará a uma vida de lazer que isto está longe da verdade, e que o oposto geralmente é o que acontece. Ele vê seu trabalho como uma oportunidade para dedicar seu tempo para construir um negócio e fazê-lo crescer do zero, sempre servindo como um exemplo para o padrão da empresa. Ele utiliza seus artigos para encorajar empreendedores a buscarem investidores que estão procurando novas ideias e a lutarem contra a ideia de que começar um negócio requer muito capital. Ele tem uma visão muito otimista que encoraja outros a acreditarem nas possibilidades de sucesso por meio de modelos de negócio acessíveis.

 

Seu desejo de se tornar um empreendedor foi o que inspirou sua carreira desde que ele tomou as rédeas do negócio da família aos 36 anos de idade, e seu sucesso o inspirou a compartilhar seu conhecimento com outros que se sentem inspirados para seguir seu caminho. A crença do Maluf na caridade e em ajudar as pessoas na sua comunidade faz com que ele seja mais que um empresário. Um filantropo, ele está constantemente ajudando as comunidades do Condado de Salto e São Paulo. Ele é apaixonado pela igualdade social e seu foco é no fornecimento da melhor assistência de saúde possível para todos que precisam; ele doou itens como máquinas de raio-X para hospitais locais e ajudou a apoiar a saúde das mulheres ao doar à ala de maternidade. Ele é uma esperança para a comunidade, liderando o caminho para um futuro sustentável no Brasil e no mundo.

 

Encontre Flávio nas redes sociais na sua página do Twitter ou leia seus posts no blog do seu site oficial aqui: https://flaviomalufoficial.com/

Haley Thompson

About Haley Thompson

Haley is a journalist with over 10 years of experience in the field. She has held many editorial roles at a number of high-profile publishers – both offline as well as online.

View all posts by Haley Thompson →

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *